O estilo de luminária pendente consegue criar ambientes mais confortáveis e oferecer mais modernidade ao morador
Aconchego é tudo o que queremos quando chegamos em casa depois de um dia de cansativo. Não tem nada como entrar na sala e encontrar uma iluminação baixa, fazendo nos sentir acolhido instantaneamente. Você pode criar este efeito no cômodo sem ter que investir muito: basta optar por uma luminária pendente, também conhecida por luz baixa.
O modelo, sustentado por fios, costuma ser associado a um design moderno, mais adequado para ambientes contemporâneos. Apesar de remeterem a um estilo de decoração mais arrojado, as luminárias pendentes também podem ser usadas em espaços com estilos distintos, como clássico e rústico, por conta da enorme variedade de cúpulas e materiais em que são produzidas. Veja o passo a passo para escolher o modelo ideal:
Escolha o pendente de acordo com o seu estilo
O primeiro passo para definir a luminária que irá embelezar a sua sala é buscar modelos adequados ao estilo do cômodo. Se seu ambiente faz o estilo clássico, opte por luzes pendentes com cúpulas em materiais mais nobres, como vidro, cristal, cobre ou até mesmo tecidos finos, como linho e seda. Para ambientes com decoração contemporânea, materiais mais arrojados como acrílico, alumínio e aço inoxidável são boas pedidas. Uma alternativa que vai agradar em cheio aos mais modernos é usar jogos de pendentes, agrupando as luminárias em um mesmo ponto. Mesmo se sua sala tiver um estilo rústico, há pendentes sob medida: opte por luminárias confeccionadas com fibras naturais, madeira e até mesmo renda. O toque artesanal faz toda a diferença.
Tenha cuidado na hora de escolher a lâmpada
Definido o estilo da sua luminária pendente, agora é hora de escolher a lâmpada. Para criar um clima intimista e aconchegante, a luz gerada deve ter pouca intensidade e ser amarelada. As luzes baixas ideais são aquelas que têm lâmpadas incandescentes. Os modelos fluorescentes e LEDs podem emitir luz quente, mas não conseguem proporcionar o mesmo efeito de luz de velas das lâmpadas de filamento.
Defina o local de instalação
A luz baixa vai ser o charme da decoração da sua sala. Por isso, escolha com muito cuidado o local em que ela irá ficar, pois esse será o ponto do ambiente que terá mais destaque. Alguns dos locais de instalação mais comuns são em cima da mesa de jantar ou na lateral da sala. O modelo também pode ser usado para substituir o abajur ou próximo a uma mesa de canto na sala de estar. Antes de colocar a luminária, analise como o novo elemento vai interagir com os objetos e móveis do ambiente. A luz baixa tem que chamar a atenção, mas não pode ficar exagerada. Outro cuidado é não deixar a luminária atrapalhar a visão das pessoas.
Limpeza e manutenção
Para manter o ambiente da sua sala sempre bonito e aconchegante, não descuide da limpeza da sua luminária pendente. Para não correr o risco de danificar o produto, remova o pó utilizando flanelinhas secas de algodão , que não agridem a cúpula, independentemente do material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário